Iluminação de três pontos


A técnica mais clássica de iluminação talvez seja a iluminação de três pontos. Vários tutoriais, livros e outras fontes tem tutoriais sobre essa técnica, por ser muito útil e rápida. Essa técnica não só existe no mundo 3D, existe principalmente em cenografia… E aliás, essa técnica veio de lá. Mas voltando a parte 3D, que é o que nos interessa, esse tipo de iluminação é bem simples e rápido, já que não precisa de usar Oclusão de ambiente pois as luzes já fazem isso.

  • E como é essa técnica?

A técnica consiste em montar a iluminação com somente 3 luzes. Chamamos as luzes de: Key (principal), Back (posterior) e fill (complementar). Clique aqui e veja como é simples o esquema de luzes. Simples né? Pois bem, teu resultado vai ser igual ao da imagem abaixo.

final

Então vamos aprender a como reproduzir essa técnica no Blender com um simples tutorial. O modelo do tutorial é de minha autoria sob a licença Creative Commons.

  • Clique aqui e faça o Download da cena usada no tutorial.
  • Clique aqui e faça o download do tutorial diretamente do seu navegador.

Fique a vontade para testar materiais nesse cabeção ai!

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