Grupos de luz no Yaf(a)Ray


O site do Allan Brito acaba de publicar um ótimo tutorial, realmente ótimo, sobre como fazer uma gambiarrra simular grupos de luz no Yaf(a)Ray. Essa mesma função, pode ser encontrada no Maxwell, Indigo, LuxRender e também no Mental Ray, apesar de ser mais comum em renderizadores Unbiased (se não me engano, o pioneiro nisso foi o Maxwell). Mas para que serve esse tal de Grupo de luz? Serve para que você possa diminuir, aumentar ou desligar a luz que você quiser, no meio do render e, lógico, sem precisar parar! Disse que era comum em renderizadores Unbiaseb porque é muito desvantajoso parar um render de 15h para aumentar/diminuir um pouco a luz do sol… Muito chato, por isso criaram isso. E é uma mão na roda. Sem mais, veja o tutorial que o Allan Brito fez.

O tutorial não tem som porque a técnica é muito simples. Vamos pegar como exemplo a cena do tutorial, no caso, existem duas lâmpadas de cores diferentes. É preciso renderizar duas imagens, uma com cada lâmpada. E no GIMP, você precisa compor as imagens com o modo de mistura em Addition. Depois só é ir mexendo na opacidade. É muito legal a técnica, principalmente para renderização em estúdio. É perfeita para a iluminação de três pontos!

Mas vamos imaginar uma situação: Você modelou todo o seu quarto e ele possui duas fontes de luz: O Sol e a Sky Light. Agora imagina que a resolução da imagem será de 1280×1024, vai demorar bastante tempo, não é? Agora imagina fazer um render para cada fonte de luz?! Meu Deus, vai demorar bastante, quase o dobro do tempo! Então eu acho praticamente inviável e um pouco sem sentido fazer isso para esse tipo de render, mas como eu disse, é ótimo para renderização de estúdios, sem dúvida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: