Iluminação no Blender Internal


Antes de tudo, quero pedir desculpas pelo “abandono” do blog. É que, além de não se ter tantas notícias sobre render/iluminação relevantes (pelo menos pra mim), a minha casa está em obras e a minha internet (Net Virtua) está vindo com um preço muito maior que era pra vir (um pouco mais de 2x), e talvez terei de cancelar, mas até pra cancelar é dificil, que não é nenhuma novidade… Então minhas atualizações aqui se limitarão mais ainda até tudo se normalizar. E quando eu voltar, talvez já coloco um tutorial sobre Yaf(a)ray pra vocês. Nada prometido, mas ele está sendo prioridade na minha “to do list”!

Enfim, vamos a notícia! Foi publicado há uns dias atrás o melhor tutorial de iluminação com o Blender Internal que eu já vi, o dono do tutorial é o Kroni, o mesmo que fez o tutorial sobre luzes no Blender, que aliás, é o segundo melhor tutorial. Veja aqui a tradução desse tutorial. Na verdade, esse tutorial é a continuação da primeira parte, que vai até a quinta parte! Mas ele ainda não terminou toda a série…

final_biClique na imagem para acessar a tradução desse tutorial

O tutorial trata sobre iluminação interna no renderizador nativo do Blender. É basicamente igual ao meu tutorial, porém exponencialmente melhor, só não é passo-a-passo. No tutorial ele fala sobre a luz do Sol, a luz do Céu, balanceamento de luz e de cor (azul do céu e laranja da Sun), sobre a pós-produção… Enfim, tudo o que você precisa saber sobre renderização interna no Blender. Ele também compara o render do Blender Internal com o Yaf(a)ray. Se parecem muito, não possui tanta diferença, mas como ele diz no tutorial, com o Yaf(a)ray nós temos várias coisas a nosso favor e não precisamos tanto de pós-produção. E ainda tem uma explicação sobre GI no YaR, que ele ainda não terminou.

Eu já li o tutorial e posso dizer mais uma vez: É o melhor tutorial de iluminação com o Blender Internal que eu já vi! Leiam, é muito bom… E esperem que, com certeza, eu farei a tradução!

Deixe um comentário

