RayTracing no Yaf(a)Ray


Apesar de estar sem net, de vez em quando eu venho aqui, dou uma olhada, vejo as notícias. E hoje vi algumas bem legais. Uma delas é que o Samo (como é conhecido no fórum do Yaf(a)Ray) publicou um artigo, em forma de .pdf, onde explica a teoria dos raios no render, sobre materiais, fala sobre os métodos de GI e sobre AA, uma dúvida muito frequente em usuários iniciantes e intermediários no Yaf(a)ray.

Realmente o material é de ótima qualidade. Acho que, se você tiver um entendimento legal sobre o Yaf(a)ray, creio que todas ou a maioria de suas dúvidas irão embora ao ler o material. A explicação sobre Photon Mapping é muito boa, com imagens comparativas e etc. Digo o mesmo sobre a explicação sobre AA, que é um tanto quanto complicado entender… Além da teoria (tirei algumas dúvidas que eu tinha sobre isso) ele dá uma fórmula de como balancear o FG Samples + AAp/AAs. Bem legal… Postei um comentário em uma comunidade sobre Blender um dia desses, é como uma breve explicação sobre AA no Yaf(a)Ray:

AA passes – Tira o granulado e o serrilhado de forma geral. Principal ferramenta para tirar o granulado da imagem, e também aumentar o tempo.
AA samples – Na configuração padrão (AA threshold: 0.05), é ideal para tirar serrilhado, e não granulado (noise). Agora, quanto menor o AA threshold, mais tolerante ele vai ser para noise, ou seja, o filtro vai tirar o noise, dependendo da quantidade que você colocou para ele.
Quando vou compor minhas cenas com AO, no AO, eu uso assim: AAp:2 e AAs: 18 (dependendo do tamanho da imagem). Pra mim sempre funciona, e fica sem noise nenhum… perfeito. Agora pra cena interna não é assim. O AAp precisa ser maior que o AAs. Quanto mais reflexão borrada (ou caustic) você tiver, mais você precisa aumentar o AAp. Se não tiver muito, basta colocar o AAp um pouco para tirar o noise das luzes e aumentar o AAs para tirar o granulado. E o tempo diminui bastante.

Esse entendimento sobre Photons e Anti-Aliasing vem com o tempo, não precisa se preocupar. Lembro até que eu via várias imagens da aba settings para copiar as configurações de AA, e sempre dava errado ou o render demorava demais… hahah. Enfim, faça cenas com modelagens simples, mas com iluminação e materiais mais trabalhosos e vá fazendo testes e então tudo vai ficar mais fácil, não vai precisar chutar e nem copiar os valores, cada cena é uma cena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: