Yaf(a)Ray 0.1.2 Beta


É pessoal, já devem ter percebido que eu não faço posts semanalmente, e sim mensalmente. Não por falta de notícia, mas por falta de tempo, cansaço e falta de vontade, talvez… O meu trabalho mudou muito o modo como eu vivia, estou completamente diferente nesse sentido. Enfim, vamos a, possivelmente, melhor notícia do mês. Olha que ele ainda nem começou…

A versão beta do Yaf(a)Ray 0.1.2 foi lançada no dia 30 de Junho no fórum do site oficial através do Samo, mantenedor do site/fórum e responsável pela documentação do programa, a fim de conhecer e corrigir os possíveis, e certos, bugs da versão. Se você não sabe, beta é uma palavra usada pra dizer assim: “não vai haver mais nada de novo no código, só correção de bugs.”.

Particularmente, fiquei bobo quando vi as novas features do Yaf(a)Ray. Ao meu ver, realmente muito úteis… Na verdade, já havia testado algumas na versão que o pessoal disponibilizava, mas depois me privei de acompanhar o desenvolvimento para ter essa surpresa e aumentar a paixão que tenho pelo render. As melhores adições do YaR 0.1.2 ao 0.1.1, para mim, foram:

  • IES lights;
  • Renderização de partículas;
  • Desvinciliação do Mapa de Cáustico do Mapa de Difusão;
  • Opção de atirar somente fótons da Spot Light e softshadow para a mesma;
  • Novo shader: Rough glass (vidro jateado);
  • Normal Map;
  • Portal Light;
  • FG para cáustico – juro que não sabia que existia…
  • Zdepth.

Bom, cada função tem seu peso para cada usuário, mas gostei muito de podermos configurar o mapa de cáustico separado do mapa de fótom. A melhora é gigantesca! Geralmente, o diff. radius do cáustico tem que ser pequeno e nem sempre o diff. radius do fotom de difusão precisa ser pequeno, então agora temos essa dependência. Luzes fotométricas nem preciso falar né? Melhoria enorme no realismo de cenas arquiteturas internas. Partículas então?! Não precisaremos perder mais tempo mexendo no material do tapete, acredita? haha! Outra coisa interessante e que eu não conhecia é o FG para o Mapa de cáustico. FG vem de Final Gather e, pra resumir, FG é uma otimização do mapa de fótom. A consequência você já sabe… O que fariamos sem a lógica?! Enfim, os outros valores são bem importantes e interessantes, vão subir ainda mais o nível de realismo do Yaf(a)Ray.

Um avisinho: como alguns sabem, estou produzindo um curso de Yaf(a)Ray do básicão ao avançado. Bom, finalmente comecei a gravação dos tutoriais, porém me senti mais inseguro com essa notícia justamente por não saber quando os vídeos ficarão prontos. Não sei se antes da versão 0.1.1 ou depois. Se eu fizer os vídeos baseado na versão 0.1.1, pode ter o agravante de demorar a sair o up quando a versão 0.1.2 sair… Sei que são poucas pessoas que leem o blog, mas adoraria saber a sua opinião sobre isso: Devo gravar os vídeos com a versão 0.1.1 ou esperar até lançar a versão 0.1.2?

Tags:, , , , , , , ,

6 responses to “Yaf(a)Ray 0.1.2 Beta”

  1. Cassola says :

    Geralmente uma nova versão incorpora novas funcionalidades mas não invalida a versão anterior, vejo isto pelo blender mesmo. Tu poderia começar o curso normal para 0.1.1 e na parte final pode fazer uns tópicos com a versão 0.1.2., que pode ser até a beta mesmo.

    Claro que isto depende do teu planejamento e tempo…

  2. victorphellipe says :

    Olá Cassola,

    Valeu pelo comentário. Então cara, meu tempo livre tende a ser cada vez mais raro por conta do vestibular. Vou fazer cursinho a tarde toda, minha vida vai ser estudar (assim espero). Enfim, pelos meus planos e visões desse curso, acho que fazendo o curso na versão 0.1.1 vai dar uma base muito sólida para os usuários migrarem para a versão 0.1.2, tendo que aprender somente algumas coisas por si só. O que não vai ser difícil.

    Pensando hoje no seu comentário acho que eu me decidi… Como está sendo desenvolvida a integração do Blender 2.5 com o Yaf(a)Ray 0.1.2, penso que seria mais coerente fazer a atualização do curso quando saisse tal integração, caso contrário eu teria que fazer duas atualizações do curso, ao invés de uma. Vou procurar saber o tempo aproximado para a finalização do projeto e vejo se gravar o curso na versão 0.1.1 é o melhor mesmo a se fazer.

    Obrigado Cassola,
    Victor.

  3. Iuri says :

    Bom, de qualquer forma, é uma ótima iniciativa, não importando a versão…
    Força, e boa sorte aí na nova vida de vestibular…

  4. victorphellipe says :

    Obrigado Iuri! Pelo menos no roteiro, o curso está realmente muito bom! Vai ajudar bastante quem quer usar um render externo e não sabe por onde começar. Depois do dia 14 de julho eu tomo 100% do meu tempo livre para o curso.

    Valeu pela força, vou precisar de tudo de positivo, KKK! Economia aqui na UNB tem uma nota de corte bem alta, sem falar na concorrência.

    Abraço,
    Victor.

  5. Adelson says :

    Seja qual for a versão escolhida, tenho certeza que será um ótimo trabalho, e servirá de base para que se possa entender as inovações de futuras versões. Quanto ao vestibular, deixe que a concorrência se preocupe com você. Sucesso!

  6. Istenio says :

    Achei legal a idéia de fazer o 2.49 com 0.1.1 e 2.5 com 0.1.2(até mesmo pq essas versões são beta ainda =]).
    Boa sorte no vest.

Deixe um comentário

