Iluminação de estúdio com Blender Internal


Muita gente não sabe, mas fotografia e renderização são mais próximos do que se imagina. Algumas técnicas que fotógrafos usam são perfeitamente – e aconselháveis – aplicadas no 3D e uma delas é a iluminação de estúdio. Ela serve para mostrar tudo, desde produtos até pessoas (famosos books fotográficos).

Enfim, um dos maiores erro dos usuários é, ao mostrar um modelo qualquer, só adicionar uma lamp, deixar o fundão azul escuro e apertar F12. Além do render sair terrível, desvaloriza a modelagem. A solução para isso é iluminação de estúdio. No vídeo tutorial abaixo eu ensino como fazer esse tipo de iluminação de forma rápida e simples para que você nunca mais cometa o erro de apertar F12 sem uma cena montada.

O vídeo original está com uma qualidade ótima, mas infelizmente o vídeo no vimeo, mesmo em HD, está com uma qualidade horrível. E eu não sei como corrigir isso… Desculpe! Enfim, para complementar, indico um tutorial aqui muito bom sobre iluminação: http://bensimonds.com/2010/06/03/lighting-tips-from-the-masters/. Está em inglês, mas prometo depois fazer a tradução e postar aqui no blog.

Arquivos

Cena “original” (com textura): http://www.4shared.com/file/BjWyA00_/estudio_blender.html

PS.: Só funciona com o Blender 2.5!

Textura: https://victorphellipe.files.wordpress.com/2010/12/ground.jpg

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7 responses to “Iluminação de estúdio com Blender Internal”

  1. Iuri says :

    Bem interessante o tutorial, apesar de já estar ligado no macete da simulação do reflexo (aprendi num dos tópicos da comunidade do BB)…

    O DOF também foi algo legal de se mostrar no tutorial…

    ————————

    Veja como as coisas mudam…

    Na minha época, a gente passava o tempo jogando…
    hoje o pessoal passa o tempo fazendo videotutoriais, gerenciando blogs, etc…

  2. victorphellipe says :

    Oi Iuri,

    É, a técnica ai já é mais conhecida entre os usuários. É um tutorial mais básico mesmo… Que bom que gostou!
    —-
    Pô, as vezes jogo um pouco e outras gerencio o Blender Brasil e meu blog. Mas não é sempre!

  3. Skinboll says :

    por favor, por favor eu suplico, não coloquem somente links para downloads em PDE meu celular não e uma super máquina para me dar todo tipo de suporte.
    janderspider@hotmail.com
    mandem sites que não precise baixar o tutorias.

    obrigado!

  4. victorphellipe says :

    Skinboll,

    A gente usa celular pra ligar, e não pra aprender Blender. Procure um computador e baixe todos os PDFs que você quiser.

    Abraço,
    Victor.

  5. Dilly says :

    Bem legal Victor. Vivo falando para meus alunos que, para melhorar em iluminação é imprescindível estudar fotografia e pintura.

    To baixando o video. Vou espalhar! =D

    Obrigado!

  6. victorphellipe says :

    Oi Dilly,

    Realmente é algo de suma importância para fotorrealismo em geral: entender técnicas de fotografia. Claro que não precisa ser nada tão avançado, mas algumas técnicas realmente valem a pena ler e são completamente aplicáveis no 3D! Sobre a pintura também é importante saber, afinal, não é só iluminação que conta para fotorrealismo. Conhecer técnicas edição de imagem para mesclar texturas é o básico da coisa.

    Valeu por espalhar!

    Abraço,
    Victor.

  7. Freitas says :

    estava exatamente procurando este tipo de tutorial!!! valeuzão!!!! o fundo infinito ficou bastante realista, exatamente como deve ser em um estúdio fotográfico no mundo real. parabéns!

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