Linear Workflow no Blender e Linux


Essa é uma tradução livre feita por mim, Victor Phellipe, de um tutorial sobre as Linear Workflow no Blender. O tutorial original pode ser lido aqui.
___________________________________________________________________

Enquanto estava trabalhando no meu projeto atual para explorar as diferenças entre Luxrender e o Blender, surgiu o linear workflow pra mim. Até agora eu sabia o que era e nunca achei necessário testar ou usar em nenhum dos meus projetos. Os passos envolvidos usando Blender, especialmente no Linux, pareciam tediosos.

Como esse projeto estava mirando em fotorrealismo, essa era uma boa oportunidade para tentar usar linear workflow. E eu tenho que dizer: estou convertido agora. Não deve ter nenhum projeto sério feito sem a aplicação do Linear Workflow.

Introdução

Eu não vou entrar em detalhes sobre o que é Linear Workflow pois existem vários bons artigos por ai, então vou me concentrar na parte mais prática dos problemas usando Blender no Linux… Especialmente no Linux.

Veja os seguintes links para uma discussão mais profunda sobre a teorias e outras coisas a mais sobre linear workflow:

As principais vantagens são:

  • Tons melhores e mais naturais
    • Menos estouros de luz e recortes nas luzes
    • Áreas escuras ficam mais claras
  • Aparência mais natural
    • O cálculo usando domínio linear não precisa de nenhuma “gambiarra” e corresponde a um mundo mais fisicamente real, resultado numa imagem que reflete um fato.
  • Menos trabalho na configuração das luzes
    • No meu projeto atual sem Linear Workflow, eu tive que usar 5 luzes. No projeto onde eu inclui Linear Workflow só precisei de duas. O tempo de renders fazendo testes também diminuiu, pois somente duas lâmpadas foram necessárias para me deixar satisfeito.
  • Necessidade absoluta quando está fazendo uma cena “live-action”
    • Para ter uma iluminação natural que leve você para a cena onde existe uma ação, você precisa de um modelo de cálculo que permita você fazer isso sem muito trabalho.

Ficou interessado na tradução? Clique aqui e continue lendo.

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

