Produzindo uma maquete digital


Visualização Arquitetônica é o ramo do 3D que, como o nome sugere, produz visualizações de projetos arquitetônicos. Essas visualizações são chamadas de Maquetes digitais. Hoje a maquete digital é tão importante quanto a planta baixa, porém, claro, não a substitui. Escritórios de Arquitetura usam amplamente o 3D para vender o projeto ao cliente, pois é na imagem 3D que ele vai ficar “apaixonado” pela sua casa ou qualquer que seja a construção. Na prática, quer dizer que a imagem do prédio que você vê no banner daquela construção no caminho da escola/trabalho, que ainda não está pronta, foi feita com 3D justamente para vender os apartamentos para os clientes antes mesmo de terminarem a obra 🙂 Percebe o quão essencial é a imagem 3D do projeto?

Pensando nisso, decidi gravar algumas vídeo-aulas para você que tem interesse em entrar nesse mercado tão próspero. O vídeo abaixo é uma introdução do que você vai ver, assista!

Clique aqui para ter acesso a todos os vídeos.

Então, como eu disse, as aulas estão divididas em “Modelagem”, “Texturização UV”, “Aplicação de materiais” e “Iluminação e Render”. Não pude abordar composição com Nodes pois o meu Blender trava constantemente quando eu uso, então prefiri deixar de lado. Enfim, clique no link acima e assista a todos os vídeos!

Uma dica interessante pra você que quer conhecer um pouco mais desse mercado e onde o Blender entra, baixe esse arquivo .PDF, que é o resumo do Workshop de Visualização Arquitetônica que o site Blender Brasil fez ano passado. Tenho certeza que vai ajudar a esclarecer algumas dúvidas.

Tags:, , , ,

4 responses to “Produzindo uma maquete digital”

  1. Rodrigo Costa says :

    Muito legal a iniciativa

    Realmente vale a pena investir em visualização arquitetônica? como está o mercado? É necessário ser formado em arquitetura para trabalhar com isso?

  2. victorphellipe says :

    Oi Rodrigo,

    Sou meio suspeito para falar porque eu adoro isso, mas eu acho que vale muito a pena investir. A minha situação financeira pode ser diferente da sua: eu não preciso sustentar ninguém, exceto a mim, então o que eu ganho nesse mercado é suficiente. Não vou dizer um preço médio por mês porque varia muito o preço e existe a possibilidade de você ficar um mês ou mais sem trabalho – isso não se aplica somente ao freelancer de visualização arquitetônica, mas sim a todos. Mas em um projeto é possivel tirar, por exemplo, R$ 1.500,00.

    O mercado é sempre cheio. Construções e mais construções ai, então se você tiver um portfolio bom, terá bons projetos para desenvolver. Precisa correr atrás e divulgar o portfolio, óbvio, porque se não ninguém vai saber que você existe ou que tem interesse em trabalhar com isso. E não, você não precisa ser formado para trabalhar com Visualização Arquitetônica. Dá uma lida nesse tópico no PortalBB para ter uma ideia melhor: http://blender.com.br/forum/Not%C3%AD%C2%ADcias-e-Artigos/63979-Visualiza%C3%A7%C3%A3o-para-arquitetura.html#64425

    Abraço,
    Victor.

  3. Ricardo Kovacsik says :

    Ola Victor kero deixar aki meus parabéns pelo tutorial,pois estou estudando para entrar nessa área de trabalho e com certeza esse tutorial é muito importante, ja estou fazendo um curso do Blender, Autocad, Leitura e Interpretação de Desenho e Maquete Eletronica espero em breve entrar bem preparado no mercado. Abraços!

  4. victorphellipe says :

    Oi Ricardo,

    Valeu cara! Bom saber que eu atingi o objetivo que eu queria com esse tutorial! Com certeza vai brother! Você leu o resumo do Workshop que eu linkei ali em cima? Dá uma lida, é um material interessante. Embora não seja “cientificamente comprovado”, ou seja, é só o resumo de uma conversa, já ajuda bastante.

    Grande abraço e boa sorte ai nos estudos,
    Victor.

Deixe um comentário

