Pós-produção com Nodes Editor.


Agora vamos acionar alguns botões para que mais tarde seja possível fazer o que eu quero com Nodes. Nessa parte nós vamos fazer algumas modificações no AO e alguns ajustes de cor no render… Então no painel Render Layers (F10), ative a opção A. Com essa opção ativada será possivel mexer no AO isoladamente, ou seja, sem alterar o render.

renderlayer

Temos várias opções a mais para mexer, mas aqui só iremos usar o AO mesmo. Agora está tudo pronto, só falta renderizar. Como alternativa do render, eu disponibilizo aqui todas as imagens que nós iremos usar: AO, Render e Alpha. Aconselho vocês a trabalhar nos Nodes com imagens e não com o render em si, pois cada vez que nós renderizarmos a cena pra ver como fica com Nodes aplicado é necessário renderizar outra vez. Então não é legal gastar horas e horas testando! Vamos começar. Troque a janela da 3D View para Nodes Editor, assim como mostra a imagem.

nodesjanela

Clique no icone que lembra uma foto, que está ao lado de uma bolinha no Header, e depois em Use Nodes.

nodeheader

Feito isso, vão aparecer duas janelas. Uma chamada RenderLayer e outra Composite. Vamos apagar todas e adicionar algumas que iremos precisar. Para apagar, clique na janela e aperte a tecla Delete ou a tecla X. Agora aperte a tecla Espaço e escolha Add > Input > Image. As teclas de atalho do Nodes Editor é praticamente igual quando se trabalha na 3D view.

addimage

Agora duplique a janela Image duas vezes. Para isso, clique nela e aperte Shift+D. Mova com a tecla G as janelas duplicadas de forma que fique uma em baixo da outra, como mostra a imagem.

duplica1Agora clique em Load New, na primeira janela, e carregue o render, na segunda carregue o AO e na terceira carregue o Alpha. Agora clique na janela que tem o render carregado e adicione um Hue Saturation Value. Espaço > Add > Color > Hue Saturation Value. Mova a janela recem-adicionada para o lado e vai ver que tem uma linha ligando as duas janelas. Isso é necessário para formar uma “cadeia” de modificações. Aumente o Saturation de 1.0 para 1.2, isso vai deixar as cores do render mais vivas, e o Value para 1.3, isso vai deixar o render mais claro.

1c2banodes

Agora vamos adicionar um Multiply para misturar o render com o AO. Com a janela Hue Saturation Value ativa, adicione um Mix. Espaço > Add > Color > Mix. Agora clique em Mix e escolha Multiply. E lembre-se! A janela Multiply deve estar ligada com a HSV (Hue Saturation Value).

2c2banodes

Pronto. Agora vamos mexer no AO. Deixe a janela do AO ativa e adicione uma RGB Curves. Espaço > Add > Color > RGB Curves. Agora clique na linha e arraste o ponto que você criou para o lado superior-esquerdo e ligue o RGB Curves no Multiply, como mostra a imagem.

3c2ba-nodes

Pronto. Estamos quase no fim! Vamos adicionar um Composite para que o Blender Internal aplique as modificações nas imagens. Essa parte é essencial, pois sem ela, nada será aplicado. Com o Multiply ativo, adicione o Composite. Espaço > Add > Output > Composite. Agora, na janela Multiply, troque o Fac de 0.5 para 1.0. Agora, pra finalizar com os Nodes, só falta ligar o Alpha para que a imagem final venha com o Fundo transparente. O seu Nodes Editor deve ficar como mostra a imagem.

painel-nodes-final1

Agora só falta mais uns ajustes no painel de Render. Então vamos até lá: Aperte F10 e na aba Anim ative a opção Do Composite, para que os nodes sejam aplicados no Render. Agora, na aba Format, coloque a imagem no tamanho de 640×512, clique em RGBA e escolha PNG como formato de imagem. Se a opção RGBA estivesse desligada, de nada adiantaria ter ligado o Alpha no Render final. Veja se seu painel está assim.

renderpainel
Agora renderize! Aperte F12. Sua imagem final deve se parecer com isso:

final-com-nodes

link-tutoriais1

Introdução ao Blender Nodes – Ótimo tutorial sobre Nodes Editor feito por Cícero Moraes.

Edição de imagens com Nodes Editor – Um outro ótimo tutorial feito pela equipe do Blender Total.

< Página anterior

One response to “Pós-produção com Nodes Editor.”

  1. Edison Nery says :

    Mlk ficou maneiro!!!
    Aê conseguiu acertar os nodes!!!
    Parabéns. Sabe que vai me ajudar muito com esse tutorial né? Sabe que eu sou uma negação em iluminação?!!
    Abraço!!!

%d blogueiros gostam disto: