Usando AO


Na segunda parte do tutorial vamos aprender a usar AO para ajudar um pouco na iluminação da nossa cena. Se você não sabe o que é AO (Ambient Occlusion), veja os links que eu indico no final dessa página. Como uma imagem vale mais que mil palavras, veja o render a seguir.

maxdist-05-falloff-5

Esse render foi feito em uma cena sem nenhuma fonte de luz e nenhum material. Como pode ver, o AO ilumina a cena sozinho. Ele é um fator importantíssimo e praticamente indispensável nos render usando o BI. Então vamos ao testes.

ao-painel

Configurar AO não é dificil, é bem simples. Basta alguns renders e já está pronto. Então vamos lá! Em testes com AO eu gosto de fazer com uma cena sem materiais e sem fonte de luzes. Se você quiser fazer como eu, clique no ultimo layer disponivel. O tapete não vai estar incluso para que tenhamos renders rápidos. Então ative o AO, no painel World, e renderize. Vai ter um render praticamente todo escuro… Ai o leitor exclama: “Uai! Num era pra iluminar?” Sim, lógico. Mas com essas configurações não vai iluminar mesmo! O valor Max Dist está muito alto. Vamos diminui-lo para 1.0. Agora renderize e veja a grande diferença. O meu render foi bem rápido (26 segundos) pelas configurações do render. Sem OSA e com 75% de 640X512.

ao2c2ba

A diferença é bem grande, mas ainda faltam mais alguns ajustes para melhorar. Ative a opção FallOff  e renderize de novo. Não vai ver diferença pois o valor do Falloff está em 0.0! Então aumente para 5.0. As sombras e o granulado vão diminuir significativamente. Mas o que aconteceu é que elas ficaram compactadas, tanto as sombras quanto os granulados. Bom, o resultado ficou bem estranho mas vai ficar legal no render final. No meu render eu prefiri diminuir o Energy para 0.5, mas isso não vai alterar muita coisa, já que vamos mexer drasticamente no AO na hora da pós-produção. E esse é o render final com todas as luzes.

Clique na imagem para ampliar.

link-tutoriais1

Ambient Occlusion – Tutorial fala sobre o que é AO e o que é cada valor do AO.

Approximate Ambient Occlusion – Tutorial falando sobre as “origens” do AAO e uma breve descrição sobre os valores de AAO.

< Página anterior | Próxima página >

%d blogueiros gostam disto: